:::CERÂMICA:::
Atividade tradicional de okinawa desenvolvida no século XVI através da introdução dos conhecimentos de ceramistas coreanos, que instalaram em Tsuboya com a ajuda dos ceramistas locais dominantes das técnicas de Satsuma e da China, um forno para produzir toda a cerâmica de Ryukyu (Okinawa).
Existem dois grupos principais de cerâmicas okinawanas, chamados Arayaki ou Nanbanyaki e também o Joyaki.
Arayaki ou Nanbanyaki:
Esse grupo de cerâmicas tem como característica não possuir acabamento esmaltado, permanecendo-se fosco.
Joyaki:
Já esse grupo tem como característica, possuir o acabamento esmaltado permitindo que a porcelana adquira uma aparência vitrificada.
:::TECELAGEM:::
Tecelagem é tradição em okinawa. Sempre foi de fundamental importância para a economia da ilha por ser o maior produto de exportação para os países asiáticos e era produzidos por quase todas as mulheres do reino, principalmente camponesas.
Entre os tecidos, os que mais se destacam são o Kasuri, miyako jofu e o Basho fu.
Kasuri:
Consiste em um tecido que é tingido com pigmento extraído de uma planta local denominada “ai”, no processo de tingimento, fio a fio são coloridos antes da confecção do tecido. Apesar do kasuri estar presente em outros países asiáticos o Ryukyu-kasuri, como também é conhecido, possui além da peculiaridade de cores e estilo a leveza típica de uma ilha subtropical.
Miyako Jofu:
Conhecido como "tecido do milagre", devido a excelência em sua qualidade, foi desenvolvida para a corte do Reino de Ryukyu.
Basho fu:
Trata-se do mais característico tecido de Okinawa. Feito com fibras de uma espécie de bananeira. Registros históricos revelam que o Basho fu já era comercializado com a China já no século XIV, o que atesta que a técnica já havia sido introduzida na ilha há longa data. Muito popular pela sua leveza e frescor, bastante apropriado para o calor da região, o Basho fu ainda pode ser encontrado em Okinawa por remanescentes tecelãs que ainda detém a milenar técnica manual de confecção.
A técnica de tingir tecidos foram introduzidas a partir da China, Índia e países asiáticos entre os séculos XIV e XVI, mas desenvolveu-se ainda mais com a criação de uma cultura própria de tingimento representada pelo Bingata, que é uma técnica empregada desde o meado do século XIV pela corte Real, é caracterizado pela suntuosidade das cores e pela utilização do molde vazado. Após estampados os tecidos são imersos e expostos na água do mar para a fixação de suas cores. Podendo ser ainda encontrado nas cidades de Naha e de Shuri. O Bingata é mais uma marca da cultura de Okinawa presente principalmente nos trajes típicos.
Bingata:
:::LAQUEAÇÃO:::
É a técnica refinada para dar acabamento e impermeabilização em utensílios, movei e madeira através da aplicação da Laca, uma resina vegetal retira da Urushi (árvore da família da aroeira) encontrada apenas em países asiáticos como Japão, China, Taiwan, Vietnam e Índia.
Foi introduzida em Okinawa no século XIV pela China, e a perfeita condição climática de Okinawa que combina bem o calor e a umidade favoreceu a técnica que necessita desse clima para sua perfeita qualidade.
A laqueação de Okinawa se difere da de outros países por ser feita geralmente em objetos de madeira extraída de árvores típicas da ilha como Deigo e Shitamagi. Árvores e flores típicas e dragões são as figuras mais representadas nos trabalhos artíscos e os produtos em que mais se utilizam essa técnica são bandejas, porta jóias, vasos e bentobakô (recipiente típico para se guardar alimentos)
:::MÚSICA:::
Sempre presente nas reuniões de famílias, festas, cerimônias e etc. a música milenar okinawana atravessa séculos animando e alegrando seu povo.
Os três gêneros principais da música okinawana são:
KOTEN – Gênero clássico
MINYU – Gênero folclórico
HAYABICHI – Gênero popular
E os instrumentos principais utilizados na música tradicional de okinawa são: SHAMINSEN, KOTO, KOKYU, TAIKO e FUE.
Shaminsen:
O mais importante instrumento musical da cultura Okinawa. O shaminsen (sabor das três cordas) possui 3 cordas, seu braço é feito de ebano ou mogno, seu bojo é fechado e revestido com pele de cobra e é tocado com uma espécie de dedal feito de chifre de boi. Simboliza união e cooperação e é indispensável em reuniões de família, festas, serimonias...é utilizado em diversos gêneros musicais do popular ao clássico.
Koto:
Instrumento feito de madeira com 13 ou 8 cordas medindo aproximadamente 1,80m. É utilizado na horizontal apoiado no chão, geralmente utilizado em musicas do estilo clássico (koten)
Kokyu:
Uma espécie de violino de 3 cordas semelhante ao shaminsem em menor dimensão, geralmente utilizado em musicas do estilo classico (koten)
Taiko:
Fue:
Espécie de flauta transversal utilizada em apresentações de dança classica.
Espécie de tambor artesanal feito em madeira com membrana de couro animal nas duas faces. Geralmente utilizado em festas religiosas, mas atualmente está presente em vários estilos musicais.
Fue:
Espécie de flauta transversal utilizada em apresentações de dança classica.
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